07/05/2010 14h38 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

FAPES firma parceria com Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (FAPES), órgão vinculado a Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), reuniu-se no inicio do mês de maio, com os representantes do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis (PCMR). A reunião foi o inicio da parceria.

O PCMR incentiva o reaproveitamento dos resíduos sólidos na fabricação de novos produtos, o que ajuda a amenizar os impactos provocados no meio ambiente. Isso reduz a demanda de matéria-prima extraída da natureza, além de minimizar o número de materiais sólidos que vão para os aterros sanitários. Além de colaborar com o meio ambiente o Programa também traz benefícios sociais, como por exemplo: treinamentos para os catadores e campanhas educativas destinadas a população.

O Programa Capixaba tem como parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (SEBRAE-ES); Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA); Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sócio-ambientais (IDEIAS) e o Instituto Marca para o Desenvolvimento Sócio-ambiental (IMADESA).

Segundo Aureliano Nogueira, Diretor Presidente da FAPES, “a Fundação participa e apoia projetos de pesquisas que de forma estratégica estejam definidos na política estadual, de modo que venha promover desenvolvimento e o uso do conhecimento científico e tecnológico na melhoria da gestão pública”. Portanto o PCMR está alinhado com as atividades já desenvolvidas pela FAPES.

“A Fundação pretende apresentar um portfólio ao Programa Capixaba, sem que haja repetição de projetos e que o mesmo fomente ações de ciência, tecnologia e inovação na área em questão”, afirmou Aureliano Nogueira.

Assessoria de Comunicação - SECT
Nides de Freitas