11/02/2016 09h41

Neuromarketing estuda como identificar reação dos consumidores

Entender a reação, de aprovação ou rejeição, dos consumidores diante de um novo produto, serviço ou marca sempre foi um grande desafio para os estudiosos da neurociência aplicada ao marketing (neuromarketing). Mas, foi a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas últimas décadas que esses conhecimentos têm se tornado oportunidades de negócio.

As emoções possuem papel fundamental na socialização humana e as expressões faciais são uma importante via para a sua comunicação. É nisso que a empresa capixaba Easystem Tecnologia Ltda – ME aposta e, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), de aproximadamente R$ 337 mil, vem desenvolvendo uma ferramenta que lê estados emocionais, como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo, a partir de expressões faciais capturadas por uma webcam comum.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, Rober Marcone Rosi, “a solução permitirá avaliar a reação do consumidor quando apresentado a produtos ou serviços e também a peças publicitárias, permitindo, por exemplo, trabalhar na previsão de que anúncios realmente poderão impulsionar as vendas ou se uma nova marca terá a empatia do púbico”.

Educação e Segurança

Outras áreas em que a ferramenta de neuromarketing da Easystem poderá atuar são de Educação e Segurança. Para Rober Rosi, acompanhar a reação dos alunos durante sua atuação em determinadas tarefas como no ensino a distância ou detectar reações suspeitas - como a raiva ou atitudes violentas em locais estratégicos ou em aglomerações - utilizando câmaras também serão possíveis em versões futuras do aplicativo. Ainda, segundo o empreendedor capixaba, no mundo já existem ferramentas similares sendo testadas e usadas por algumas das grandes empresas e, logo, estarão disseminadas no mercado. “Mas, o importante é que estamos desenvolvendo uma solução capixaba, com apoio de entidades de fomento como a Fapes e a Finep, gerando conhecimento local e permitindo nacionalizar tecnologia de ponta”, afirmou.

Tecnova

De acordo com o diretor presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, a ferramenta desenvolvida pela Easystem Tecnologia integra um conjunto de 38 projetos de micro e pequenas empresas capixabas selecionadas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Inovação – Tecnova, em parceria com a Financiadora de Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com cerca de R$ 13,5 milhões de investimentos não reembolsáveis.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi, destaca a importância da geração de conhecimentos e tecnologias pelos empreendedores inovadores capixabas. “Temos capacidade criativa e capital inovador capazes de projetar o Espírito Santo nos cenários nacional e mundial. É nisso que investimos”, disse.

Assessoria de Comunicação Secti/Fapes - (27) 3636.1807/17822

Lucyano Ribeiro – lucyano.ribeiro@secti.es.gov.br