28/03/2024 11h07 - Atualizado em 28/03/2024 11h10

Fapes participa de seminário sobre inovação na saúde pública do Espírito Santo

Flávio Conte(Inova Capixaba), Miguel Duarte (Sesa) e Rodrigo Varejão (Fapes) mostraram a inovação da saúde no Espirito Santo. Foto: Ascom Fapes

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) integrou um Seminário Temático da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo que ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) com o propósito de fomentar o envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre diversos temas. As conclusões alcançadas durante o evento servirão como base para a elaboração de políticas públicas abrangentes, as quais promovem a democracia participativa e impactam no progresso do Estado.

O Seminário Temático aconteceu no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos da Ufes (Labpetro) e abordou a estruturação e expansão de complexos tecnológicos em saúde. O seminário, mediado pelo médico Diego Gomes Conte, diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação Estadual de Inovação em Saúde - Inova Capixaba, teve as palestras do Secretário de Estado da Saúde Miguel Paulo Duarte Neto, do Diretor geral da Fapes Rodrigo Varejão e do diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ricardo Valentim.

As apresentações convergiram para a questão do uso da tecnologia e da inovação em toda a estrutura da saúde no Brasil. O professor Ricardo Valentim expôs a importância da rede de programas e aplicativos desenvolvidos no Rio Grande do Norte na criação de um ecossistema de combate à Covid-19, o qual ajudou o Sistema Único de Saúde (SUS) a agilizar atendimentos e procedimentos.

O doutor Rodrigo Varejão apresentou programas e projetos apoiados pela Fapes no fortalecimento de todo o complexo econômico-industrial da Saúde. Com os investimentos realizados, foram criados procedimentos e equipamentos que impactam na saúde das pessoas. O diretor da Fapes enalteceu o seminário e o tema complexo da saúde, com os resultados que demonstram uma evolução constante, após um longo período ausente.

“Depois de 14 anos, voltamos a discutir em Conferência Nacional a integração, pesquisa, inovação e saúde. Eu acho que a mensagem final do grupo é unir esforços. O Espírito Santo tem tudo para ser referência também em tecnologia e saúde, em saúde digital. Encontros assim são oportunidades de mostrar as ações. Tivemos, na semana passada, o seminário do Programa de Pesquisa do SUS (PPSUS), em parceria com o Ministério da Saúde. São vários trabalhos com resultados de aplicação imediata e direta no SUS”, pontuou Rodrigo Varejão.

O diretor acrescentou que o futuro da inovação na saúde é promissor, com as gerações em momentos e ciclos novos. A expectativa agora é, novamente, uma nova geração vindo, com mais disposição, com mais tecnologia beneficiando ainda mais a saúde capixaba.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, fez uma ampla exposição dos programas de inovação em ação em todo o Espírito Santo. Além dos resultados positivos, foram relatadas a complexidade de atender toda a população com serviços de saúde que requerem cada vez mais inovação. O secretário falou sobre a melhoria na estrutura dos municípios e que um novo programa do Ministério da Saúde vai facilitar a integração das redes municipais e estadual: “Está aberto o programa de saúde digital pelo Ministério da Saúde para os 26 estados e o Distrito Federal. Metade dos municípios capixabas já aderiram ao programa. Nosso objetivo é que até 4 de abril todos os municípios façam essa adesão e possamos evoluir em saúde digital, não só no estado, mas também nos municípios.”

O secretário destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado: “A Secretaria da Saúde é o maior orçamento que temos dentro do Governo. Hoje, a saúde tem investimento maior do que todos os demais Estados da região Sul e da região Sudeste. Somos o Estado que mais investe em saúde no Brasil, ficamos em quinta colocação, perdendo apenas para os estados que têm problemas logísticos mais complicados do que o Espírito Santo. Toda essa parte de inovação vai levar benefícios e facilitar para o usuário. Estamos trabalhando com IA, com modelo de regulação todo automatizado e isso, além de dar transparência para o nosso usuário, permite que ele tenha acesso mais fácil e desloque-se menos. Nosso foco é que a população esteja próxima da saúde”, pontuou o secretário Miguel Duarte.

 

 Texto: Jair Oliveira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard