27/03/2024 12h08

Fapes marca presença na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição Espírito Santo

O evento teve início nessa terça-feira (26) e segue com programação até esta quarta-feira (27), com participação gratuita mediante inscrição prévia.

Teve início a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição Espírito Santo. O evento acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e visa a estimular as contribuições que direcionam a construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento é aberto ao público e promove a participação cidadã nos debates sobre CT&I. Os resultados da conferência poderão balizar a formulação de políticas públicas abrangentes, que contribuem para o fortalecimento da democracia participativa e influenciam no desenvolvimento do Espírito Santo.

“Com a conferência, nós temos uma política pública robusta, moderna, equilibrada e dialogada. E é também uma orientação do próprio MCTI a realização das conferências estaduais. Todos os estados do Brasil estão realizando. Nós vamos sediar a conferência regional aqui. Então, nós vamos traçar os nossos planos, o nosso rumo e o evento proporciona esse ambiente saudável, onde você enxerga um aluno, um professor, um pesquisador, as instituições, o setor produtivo e a Fapes. Todos os atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação estão unidos nesse propósito”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

1ª mesa-redonda do dia debateu as diretrizes para um programa de CT&I para o Espírito Santo

Ainda durante a manhã dessa terça-feira (26), a programação da conferência foi aberta com a mesa-redonda que debateu o tema “Diretrizes para um programa de CT&I para o Espírito Santo”. A mediação foi feita pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, e a mesa foi composta pelo diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), Bruno Loyola Del Caro; e o subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Neto Barros.

O secretário Bruno Lamas comentou sobre a participação da Fapes na 1ª mesa-redonda da conferência. “A Fapes trazendo as suas contribuições, os seus 20 anos de história para esse debate, a sua experiência com pesquisa, consciência, a relação com pesquisadores, isso é fundamental para o ecossistema de inovação capixaba. A Fapes é uma instituição muito respeitada no Estado e no Brasil, então, ser painelista, ser parte da conferência e da primeira mesa mostra o nosso respeito pela instituição e o papel fundamental que ela exerce. A ideia aqui é justamente unir a Fapes com setor produtivo e a academia para sairmos de mãos dadas com um bom planejamento para a próxima década”, afirmou Bruno Lamas.

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, apresentou durante o painel o destaque que Espírito Santo vem alcançando no cenário nacional de CT&I: “o sentimento é de muito orgulho: poder mostrar o quanto a Fapes contribui para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação capixaba. Acredito que foi uma surpresa para muitos o papel de destaque da Fundação e a reação fala por si só o quanto nós temos fatos concretos do impacto que esse trabalho tem gerado para o Espírito Santo, o que mostra que as ações de fomento, o recurso do Governo do Estado e a ação de fomento têm surtido seu efeito”, pontuou.

“Com respeito à elaboração de diretrizes, acredito que nós tivemos diferentes visões que convergiram para o mesmo ponto principal. Todos entendem que algo precisa ser feito para avançar ainda mais, ou seja, o patamar mudou. O Espírito Santo evoluiu muito e precisamos amadurecer a transferência desse conhecimento gerado pelas academias para a sociedade por meio de produtos e serviços, e, para isso, é necessário estruturar mecanismos, parcerias, articular melhor todas essas ações. Esse debate aponta para boas perspectivas nos próximos anos. O trabalho conjunto e a união de esforços são fundamentais para conseguirmos alcançar todos os objetivos pretendidos”, salientou Varejão.

Seminário Temático 2 debateu o tema “Formação e capacitação de recursos humanos qualificados na área de ciência, tecnologia e inovação”

Durante a tarde do primeiro dia do evento, aconteceram seminários temáticos simultâneos. A Fapes foi mediadora do seminário temático 2. O diretor Técnico-Científico da Fundação, Celso Saibel, mediou o debate sobre a formação e a capacitação de recursos humanos qualificados para a área de CT&I, área em que o diretor é responsável na Fapes.

“A Fundação é a principal fomentadora de bolsas que estão diretamente ligadas à formação de recursos humanos, inclusive, as nossas bolsas, em proporção, são maiores do que as do CNPq e da Capes, do nível nacional. Temos programas de bolsas que vão desde as bolsas de iniciação científica júnior para alunos que estão ainda no Ensino Básico, passando por bolsas de iniciação tecnológica e extensão para alunos de graduação, bolsas de mestrado e doutorado, e também a atração de jovens doutores para o Estado com bolsas de pos-doc, além da possibilidade de também ter projetos de pesquisa e inovação que trazem bolsas vinculadas nas mais diversas áreas”, explicou Celso Saibel.

“O que a gente tem que fazer é tentar ter um retrato de como está a situação da ciência, tecnologia e inovação, e a formação de recursos humanos, e, com isso, rever alguns pontos para indicar novos caminhos e, de repente, ajustar nossas ações para atender esse futuro próximo que vai necessitar de bastante recursos humanos formados em áreas específicas, em setores estratégicos da economia capixaba e do Brasil”, frisou o diretor Técnico-Científico da Fapes.

Participaram do seminário a reitora acadêmica da Universidade Vila Velha (UVV), Denise Endringer; o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), André Romero; e a subsecretária de Educação Profissional da Secti, Solange de Souza.

O que é a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação?

O propósito da conferência Estadual é fomentar o envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre CT&I. As conclusões alcançadas durante o evento servirão como base para a elaboração de políticas públicas abrangentes, que promovem a democracia participativa e impactam no progresso do Estado.

A partir das discussões e propostas apresentadas na conferência, serão elaborados diretrizes e políticas que orientem a atuação do governo e de demais agentes envolvidos no fomento à CT&I no Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social sustentável da região. Os resultados da conferência contribuirão na formulação de políticas públicas abrangentes e para o fortalecimento da democracia participativa, influenciando o desenvolvimento do Espírito Santo.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://secti.es.gov.br/CECTI.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard