27/05/2010 11h56 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

4ª Conferência Nacional de CT&I

Formar uma cultura científica é um dos desafios do governo federal para os próximos anos. O tema foi discutido no primeiro dia da 4ª Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Os palestrantes defenderam a criação de uma Rede Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é que a rede seja coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tenha participação de outros ministérios, como o da Educação e o da Cultura. “É necessário ter mais recursos e que eles sejam contínuos. Precisamos que outros ministérios estejam envolvidos porque eles também fazem parte do processo de educação e incentivo”, disse o representante do Espaço Ciência, de Pernambuco, Antonio Carlos Pavão.

Cerca de 300 pessoas participaram da sessão paralela. Além da Rede Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi discutido também a interação entre cientistas e outros setores da sociedade. O antropólogo e representante do Museu Nacional, Otávio Velho, afirma que o diálogo é fundamental para o processo científico. “Muitos cientistas acreditam que a pesquisa deles não é questionável. É uma obrigação de todos [pesquisadores] conversar com a sociedade. A partir dessa discussão podem surgir pontos importantes para o estudo”, disse.

Os eventos realizados para a sociedade em geral são oportunidades para que haja esse diálogo. “A semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um bom exemplo. Foram mais de 20 mil atividades em mais de 500 municípios no ano passado. As pessoas conhecem mais sobre C&T e como ela é importante para o dia-a-dia”, disse o diretor do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCT, Ildeu de Castro.

A 4ª Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia começou hoje (26) e vai até sexta-feira. Sociedade civil, comunidade científica, empresários e governos estaduais, municipais e federal se reúnem para formular propostas para o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos dez anos.

Fonte: